Quantcast
Channel: Jojo Moyes – Café com Blá Blá Blá
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Entre Páginas – Depois de Você

$
0
0

Eu li Depois de Você em dois dias e apesar de ter ficado animada quando a continuação de Como eu Era Antes de Você foi anunciada, o livro em si não foi tudo isso.

Essa resenha contém spoiler para não eu Como eu Era Antes de Você.

Resenha Depois de VocêEm Depois de você, sequência de Como eu era antes de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga a voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece estar se encaixando, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Quando eu terminei de ler Como eu Era Antes de Você, minha mente estava em stand by.

Mesmo o livro já tendo sido lançado fazia alguns meses, lá no começo de 2014 ele ainda não era tão amplamente comentado e eu consegui ler o livro sem saber nenhum spoiler. Eu nem ao menos sabia que ele era triste e um outro livro de Jojo Moyes ter sido lançado perto dessa época, com uma capa e título que combinava para uma continuação (A Garota que você deixou para trás), não estava preparada para o final que o livro nos trouxe.

Sempre quando comento com alguém que Como eu era antes de você é triste, quem não leu pergunta ‘Ele morre no final?’ e a minha reposta sempre é ‘Pior‘, e a pessoa me olha sem conseguir entender o que poderia ser pior.

Para você que leu, sabe que Will opta por continuar com o seu plano e tem um suicídio assistido e com isso, a sua história com Lou termina ali.

Eu fiquei de ressaca literária por quase 2 meses e só melhorei depois que criei um ‘final alternativo’ na minha cabeça e comecei a viver com ele. Ano passado ao anunciar que ela lançaria uma continuação para contar como estava a vida de Lou depois de tudo, Jojo Moyes me deixou muito animada.

Afinal, um caso parecido aconteceu com Se eu Ficar de Gayle Forman e Para Onde Ela foi consegue ser ainda melhor que o primeiro, e claro, sem pensar que poderia ser ao contrário, esperei um livro na mesma temática.

E pelos 5 primeiros capítulos ela não me decepcionou, explicando como a Lou se sentia, eu praticamente entendia aqueles sentimentos porque mesmo após ter lido o livro a tanto tempo, eu ainda conseguia lembrar com clareza como era a relação dos dois e viver em um mundo sem o Will parecia já difícil para mim, imagina para ela?

Só que exatamente no capítulo 5 acontece ma coisa que derrubou as minhas expectativas, interesse e até (admito) a minha vontade de ler o livro. Para mim foi a solução mais clichê dos clichês para incluir uma movimentação no livro.

Movimentação que não será remotamente necessárias, poderíamos passar o livro inteiro acompanhando a recuperação de Lou, sem esse fato, que só foi comprovado no final que não trouxe nada de substancioso para a história.

Esse não era um livro que poderia ser classificado como desnecessário, mas ele tinha TANTO potencial, TANTOS pontos para serem explorados e a alternativa encontrada foi pobre. Parece (e tenho quase certeza disso) que não era um ponto que foi cogitado anteriormente para o futuro da história (tipo, o que aconteceu depois que acabou?) e como disse anteriormente, foi uma saída fácil para preencher os caracteres necessários.

E com isso, Depois de Você se torna desnecessário para a história.

Jojo Moyes tem um talento para escrever sobre as relações humanas e isso é visível no livro, a qualidade do seu trabalho continua ali, o ponto alto são as brigas entre o pai e a mãe de Lou e os momentos em que ela tem que realmente superar a morte de Will, mas nem isso foi o suficiente para me fazer amar esse livro.

Por fim, depois de ficar sofrendo por quase dois anos com o final de Como eu era antes de você, eu agora prefiro esquecer que tem mais história para frente e prefiro focar no meu coração partido de antes.

Ficha Técnica:

Livro: Depois de Você

Autora: Jojo Moyes

Editora: Intrinseca

Páginas: 318 páginas

Nota: 3/5 estrelas


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6